quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Equinodermos


Características dos equinodermos

Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aqüífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.

O sistema ambulacráio começa com a placa madrepórica ou madreporito, geralmente localizada na face superior, por onde a água do mar penetra. Em seguida, a água alcança uma série de canais e, por eles, atinge os pés ambulacrais, que são cilindros fechados que se estendem para o meio externo através de poros existentes no esqueleto.
Os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato que culmina com o deslocamento do animal.
Relacionamos, abaixo, outras características básicas dos equinodermos:

São animais de vida livre, predadores ou detritívoros;
Apresentam simetria bilateral enquanto larva e pentarradial na maioria dos adultos;
Possuem endoesqueleto calcário, recoberto por uma epiderme fina.
São animais dióicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto.
Não possuem sistema excretor especializado; os excretas são eliminados por difusão em qualquer superfície exposta à água, inclusive através dos pés ambulacrais.
Têm sistema digestivo completo; nas estrelas e ouriços, a boca localiza-se na face inferior; o ânus, na face superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário